De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia, relatórios indicam que o coronavírus, causador da doença Covid-19, pode provocar conjuntivite, além de poder ser transmitido pelo contato com a conjuntiva, a membrana que reveste a parte interna da pálpebra.
Isso aconteceria devido ao hábito de coçar ou mesmo passar a mão nos olhos. “Se a pessoa toca um objeto contaminado pelo vírus, por exemplo, e depois passa a mão nos olhos, ela poderia se infectar. Essa é uma região de mucosa, uma área exposta, então o vírus pode ser absorvido por ali. Por isso, é importante usar proteção nos olhos também.
Além disso, um estudo do New England Journal of Medicine sugere que se o indivíduo já estiver infectado com a Covid-19, ele terá, aproximadamente, 1% de chance de desenvolver conjuntivite associada ao vírus. “Essa é aquela conjuntivite viral que já gera sintomas muito parecidos com a gripe, como vermelhidão, ardência e um pouco de secreção ocular. Entretanto, um ponto de tensão para nós oftalmologistas é ainda não termos como diferenciar de conjuntivite viral comum”, comenta o médico.Neste período de pandemia, a Academia Americana de Oftalmologia recomenda que, durante a consulta, os oftalmologistas investiguem se pessoas com conjuntivite apresentam também sintomas respiratórios. Em caso de o paciente ter algum problema respiratório, a recomendação é orienta-lo a procurar um hospital.
Fonte: Hospital de Olhos – Visão