A Catarata é caracterizada pela opacificação do cristalino. Com esta alteração, que freqüentemente é progressiva, a imagem passa a chegar na retina com menor nitidez. Cirurgia de catarata.
A catarata e a principal causa de cegueira reversivel no mundo, acomete cerca de 50% das pessoas ao redor dos 70 anos,podendo ser diagnosticada também em pacientes mais jovens.No Brasil sao 120 mil novos casos por ano. O cristalino, lente natural localizada no interior dos olhos,fica opaca com a idade e leva aos sintomas da catarata, que incluem ofuscamento às luzes, perda de contraste e diminuição de visão. Após sua retirada, implanta-se uma lente em seu lugar. Atualmente, a cirurgia é feita sem internação, sob anestesia de colírios e leva cerca de 10 a 15 minutos.
A doença pode ser congênita, senil ou secundária. Na Catarata congênita, a criança nasce ou desenvolve a opacificação nos primeiros meses de vidas. Geralmente são causadas por doenças adquiridas pela mãe durante a gravidez com rubéola, toxoplasmose e outras.
A Catarata senil é a mais frequente e geralmente aparece acima dos 50 anos, como parte do processo de envelhecimento natural do corpo.
As secundárias ocorrem por alterações metabólicas do cristalino, opacificando-o. As causas mais comuns deste grupo são diabetes, uveítes, traumas, excesso de radiação (UV ou outras), abuso de colírios com corticóides e choque elétrico entre outras causas mais raras.
Independente da causa, quando a opacificação prejudica consideravelmente a visão, está indicada a cirurgia. Na cirurgia da catarata, o cristalino opacificado é “emulsificado” e implanta-se uma lente intra-ocular para substituí-lo.
Os sintomas mais comuns da catarata são:
Visão embaçada ou borrada
Ofuscamento e halos em volta da luz
As cores parecem menos vivas
Pouca visão noturna
Dupla ou múltipla visão (esse sintoma aparece sempre que a catarata aumenta)
Frequente mudança em seus óculos ou lentes de contato
Necessidade de mais luz para enxergar com nitidez
Tratamento da Catarata
O único tratamento para melhora da visão é a cirurgia. O tratamento cirúrgico tem ótimos resultados quando bem executado. O princípio da cirurgia é a remoção da catarata e implante de uma lente dentro do olho no lugar do cristalino. A lente é uma prótese que ficará dentro do olho do paciente para o resto de sua vida. Portanto, um material de ótima qualidade e o tipo de lente implantada são fundamentais para a um resultado satisfatório em longo prazo.
Fonte: Clinica de Olhos Manaus